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Para dar um tranco na sua memória. 9 de fevereiro de 2009

Filed under: Saúde e bem-estar — patkovacs @ 10:30
Dicas extraídas do livreto "52 Maneiras de Melhorar sua Memória", da editora Melhoramentos.
Autora Clene Salles.


Aplique sempre a "regra dos cinco", revisando o assunto a ser memorizado. O método é simples: depois de ter lido o material, revise-o 5 vezes; imediatamente; depois de 24 horas; depois de uma semana; um mês; três meses. A técnica foi criada pelo filósofo alemão Hermann Ebbiinghaus.

Se você está numa fase em que precisa memorizar números, pratique bastante o sodoku.

Se você está numa fase em que precisa memorizar a localização de países – estudar geografia, por exemplo – divirta-se nas suas horas vagas com quebra-cabeças.

Especialistas afirmam que retemos informações com mais facilidade no começo ou no fim de uma atividade. Por isso, faça pausas entre elas. E, quando retomar, concentre-se com toda a sua atenção.

No seu ambiente, cerque-se dos objetos de estudo e de memorização, e guarde aqueles que estão fora do seu interesse neste momento.

Mantenha-se conectada com seu objeto de estudo na maioria dos setores da sua vida, e acrescente alguns OVNIS ABCD (Obejtos de Valor de Notória Importância de Satisfação – objeetos que lhe tragam sensação de Alegria, Bem-estar, Confiança e Deleite), por exmplo: fotos de pessoas queridas, um vaso de flores que lhe agrada, etc.

Concentre-se, estude, respire – concentre-se, estude, respire – inspirações e expirações profundas ajudam o sistema nervoso a absorver mais informações.

Ao acordar ou deitar, evite sons estridentes ou desagradáveis, e evite imagens, filmes e histórias que tragam algum transtorno de humor (ansiedade, medo, aflição). Assim, o seu sistema cerebral não se desgasta buscando maneiras de aliviar mais esse estresse, perdendo o foco e tendo um trabalho extra para resgatar o bem-estar.

Sempre tenha em mente os benefícios concretos e sutis de se ter uma boa memória. No aspecto concreto: vantagens profissionais. No aspecto sutil: melhora da autoestima e bem-estar social.

Sabe qual é o prato favorito do cérebro? Novidades! Isso o torna robusto e cheio de memória. Aprenda 10 coisas novas por dia.

Quando estiver estudando ou pesquisando, procure no início fazer uma síntese usando palavras simples e descomplicadas. Com o tempo, passe a usar novas palavras que foram acrescidas a seu vocabulário.

Crie o hábito de se desabituar! Pois é, por incrível que pareça, alterar os hábitos do cotidiano ajuda a fortificar as conexões nervosas cerebrais!

Faça associações, sempre.

Sua lista de coisas a fazer ou seus pontos principais de estudo devem ser lidos algumas vezes em silêncio e, logo a seguir, leia-os em voz alta para maior fixação.

Para exercitar seus neurônios relativos à memória, leia uma história em silêncio e, depois de algumas horas, conte essa mesma história para alguém.

Para se concentrar e memorizar com mais facilidade, leia os textos acompanhando com o dedo indicador, caneta ou lápis.

Associe a memória às emoções. Ligue um presente à pessoa querida de quem o recebeu.
 Ou um vídeo ao momento em que foi realizado. A atenção pode ser despertada sempre que a emoção for acionada, e a lembrança ficará gravada.

Ouça música de manhã e à noite.

Leia um livro, uma notícia na revista e comente no trabalho. Assista a um filme e conte aos amigos. Quanto mais forçar a memória para relembrar o que leu ou assistiu, mais conexões são criadas no cérebro e, associado ao ato de falar, esse comportamento vai reforçar a memória.

Relaxe antes de aprender uma coisa nova. Esta é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a memória.

Mantenha as coisas em ordem, tanto na vida pessoal como no trabalho. Essa ordem facilita a "gravação" de novas informações.

Faça palavras cruzadas. É um exercício essencial para combater a falta de memória.

Foi apresentada a alguém? Se isso acontece com você, use este truque: repita mentalmente o nome da pessoa várias vezes e procure colocá-lo numa frase. Se puder associar à profissão dela, melhor ainda.

Durma bem. Alguns cientistasafirmam que uma redução de apenas 2 horas de sono atrapalha a habilidade para lembrar coisas no dia seguinte.

Exercite o cérebro!

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