५हჱ«══╬PATriciatu╬══»५हჱ

Só mais um site WordPress.com

Evangelização Infantil 5 de março de 2006

Filed under: Sem categoria — patkovacs @ 13:34

 

Evangelização Infantil

  

 Ontem, sábado, dia 4, foi um dia bastante ativo, se assim podemos dizer.

Primeiro, de manhã cedo, como todos os dias, fui pro trampo (a parte ruim desse emprego: trabalhar sábado >_<); puxei na faxina lá e terminei os vidros restantes que faltavam para tirar o grosso da sujeira, pois esta semana agora a Irmã Beatriz e eu puxaremos pesado de cima a baixo fazendo o pente fino, pois o prédio tem que tá brilhando para a inauguração da Casa no próximo dia 15, dia de Sta Loise de Marilac, a predescessora das Irmãs de Caridade guiadas pelos ideais de São Vicente de Paulo (que há algumas psicografias por seu espírito no Livro O Evangelho Segundo O Espiritismo – e duvido muito que os católicos tem idéias disso e mesmo os que tenham, levam fé no texto, mas, enfim, não é pra discutir isso agora e nem aqui.).

O péssimo do sábado também é que os trens funcionam em horário de feriado, isto é: apenas o ramal de Sta Cruz de 1 em 1 hora! Saí da Associação ao meio dia e só fui pegar o trem quase às 13h; cheguei na correria em casa, sem almoço, nem lanche, nem nada, fui pra baixo do chuveiro, lanchei um brigadeiro (XD não tinha almoço :S) e corrir pro GPELA. Cansada pra caramba, fui me arrastando, mas cheguei. E mesmo estando lá pensei montes de vezes se encarava o desafio ou não… sim, porque isso É um desafio!

Evangelização para Crianças.

Pra inicio de conversa, entendo patavinas de Evangelho e menos ainda como Evangelizar; depois, não vou com as fuças de crianças… ou não ia, sei lá.

Havia feito o curso que durou 3 terças feiras de fevereiro, mas acabei perdendo o domingo que foi o planejamento (pensei que fosse em 19 de março, mas foi no 19 de fevereiro :-/), mas, por um "acaso", depois de assistir a palestra de 6ª feira, a palestrante deu o recado do início das atividades de Evangelização no sábado (ontem) e deu o horário… então algo me incubiu de ir ver qual é e talvez dar uma força… por "acaso" meu nome já estava listado e eu deveria atuar exatamente neste dia, às 16h, com a turma da Infância 2, crianças de 10 e 11 anos.

É claro por não entender nada de Evangelho, Evangelização, Educação e tratamento com crianças, eu iria mais apenas para auxiliar mesmo, na parte física da coisa – ajudar a distribuir material, preparar lanches, essas coisas; mas como a sala que estávamos estava um forno, as evangelizadoras professoras foram se ocupar com alguma coisa fora dali (tá, pensa que não percebi é, que tavam fugindo do calor?! >:D), então fiquei eu lá com 5 pirralhos, mas… não é que deu super certo? É claro que foi apenas o 1° dia, com um novo horário, então muitas crianças deixaram de vir, mas acho que escolheram bem em me colocar numa turma de pessoinhas que já são mais que crianças e não são ainda aquela coisa nogentinha de pré-adolescente (pior fase da vida!). Ficamos lá montando uma maquete da Casa Espírita com montes de caixas de perfumes e afins que estavam por lá.

A "aula" foi de 4h às 5:30h e ainda deu tempo para eu pegar a palestra do sábado, das 18h às 19h.

Antes de pegar e fazer, ontem mesmo, já estando lá, tava naquele dilema entre encarar e fugir… meu ID colocando mó pilha pra sumir dali e largar aquela bobagem (nessas palavras mesmo e outras coisas piores) enquanto o Super Ego mandava ficar e encarar… acabei ouvindo o segundo ¬¬…

Os "meus" alunos de ontem foram Vitor (um menino lindo, lindo, lindo, de cabelo cor de mel e olhos esverdeados, muito doce e bem educado… ah se tivesse 20 anos a mais XDD); Nathan, o complicadinho da turma, mas que já vi que tem uma queda por desenho e conseguir dobrar ele com isso, para que participasse da atividade com os outros; e mais duas meninas, lindas também, mas que, lamentavelmente, não lembro o nome XP como pode? Como sou desnaturada.

Já sei que todos tem internet em casa e MSN e na próxima aulinha vou pegar o contato deles – e, de repente, passar a bola pra Isaac, pra fazer sua parte pela net.

Por enquanto está muito bem. Gostei das crianças, são de um nível que é possível meu entendimento e, espero, que seja o do delas também. Como estou sempre ligada a essas coisas da nova geração (blogs, desenhos, MSN, sites, internet em geral, Harry Potter) talvez seja muito mais fácil o entrosamento do que eu jamais supus, mas vai ser muito difícil quando chegar crianças de classes mais baixas que não tem acessos a nada disso… isso vai ser difícil se eu quiser mesmo fazer um trabalho a parte através da net, mas vamos esperar pra ver.

Não foi o bicho de 200 cabeças que pensei que fosse. Só espero que não piore muito lá pra frente…

Depois posto mais coisas.

Pat

 

One Response to “Evangelização Infantil”

  1. Bruno Says:

    sempre achei que vc tem um jeito especial com as crianças.
    Um jeito só seu, uma maneira bacana de não tratar crianças como ´débeis mentais.
    Muito bonito esse trabalho.


Deixe um comentário

